TRABALHO AOS DOMINGOS É LIBERADO?

 

Encomendado pelo governo de Jair Bolsonaro, foi realizado um estudo para subsidiar uma nova reforma trabalhista que propõe, entre outras medidas, trabalho aos domingos e proibir reconhecimento de vínculo empregatício entre prestadores de serviço e aplicativos.

 

Essa é uma das sugestões para uma série de mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e na Constituição foram elaboradas por um grupo instituído pelo Ministério do Trabalho e da Previdência. O texto já foi concluído e está sob avaliação.

 

 

São ao menos 330 alterações em dispositivos legais. Há a inclusão de 110 regras, entre artigos, parágrafos, incisos e alíneas; a alteração de 180 e a revogação de 40 delas.

 

 

Caso a mudança em relação aos domingos seja aprovada, o trabalhador pode ter direito a folgar nesse dia apenas uma vez a cada dois meses. A medida já havia sido tradada na tramitação da MP que deu origem a Lei de Liberdade Econômica.

 

 

A proposta dos especialistas altera o artigo 67 da CLT e diz que "não há vedação ao trabalho em domingos, desde que ao menos uma folga a cada 7 (sete) semanas do empregado recaia nesse dia".

 

 

Os especialistas afirmaram que "atualmente um dos maiores desafios que o mundo enfrenta é o desemprego".

 

 

"Hoje, para trabalhar aos domingos e feriados, é necessário: estar na lista de atividades autorizadas pela Secretaria Especial do Trabalho, ou possuir autorização de entidade sindical, mediante convenção ou acordo coletivo". A sugestão prevê acordo individual.

 


A medida, segundo o relatório, pode trazer benefícios para os níveis de emprego.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/proposta-de-reforma-trabalhista-libera-domingos-e-proibe-motorista-de-app-na-clt-1.2579541


 





Voltar

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSOS INFORMATIVOS!

Rua José Bianchi, 555 | Sala 1406
Ed. New Office | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
+55 16 3235-3490

© 2019 - Arantes e Serenini Cálculos Trabalhistas. Todos os direitos rerservados.

Logo