CÁLCULOS TRABALHISTAS, QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O SEU PROCESSO?

Os Cálculos Trabalhistas são parte essencial para os processos judiciais, e quando realizados com exatidão são fundamentais para êxito de um processo. Além disso, através dos Cálculos Trabalhistas é possível contingenciar valores e avaliar os riscos para a melhor tomada de decisão gerando uma economia processual.

 

Esses cálculos auxiliam o trabalhador que move uma ação contra o empregador, ou o empregador que se encontra diante de uma reclamação trabalhista. Nesses casos, os cálculos auxiliam para que sejam pagos os valores devidos corretamente, tanto para que o trabalhador não receba a menos do que lhe é devido, e para que a empresa não pague a mais do que é de sua obrigação.

 

Realizar uma análise minuciosa do processo e possuir conhecimento sobre leis trabalhistas são de extrema importância para a realização dos cálculos de maneira assertiva.

 

Etapas do processo trabalhista

 

Desde a Inicial os cálculos são importantes para quantificação dos pedidos da maneira correta, além da correta indicação dos reflexos e integração das verbas pleiteadas. Como por exemplo, integração das parcelas recebidas durante o salário nas horas extras, reflexos de uma diferença salarial etc. Vale ressaltar que se não há pedido em fase de conhecimento, não se pode ter julgamento e consequentemente não se utilizado na liquidação.

 

Durante a contestação, existe a oportunidade de apresentar matematicamente que as verbas foram pagas corretamente, indicando por exemplo que as horas extras foram pagas corretamente, ou que a jornada era respeitada; demonstração que o TRCT foi pago corretamente, como outras verbas.

 

O demonstrativo de horas extras elaborado por um calculista e consequentemente a discussão sobre, é de suma importância para o julgamento.

 

A partir da Sentença, tem-se o julgamento das parcelas e mesmo que há possibilidade de alteração diante os recursos, já é uma fase em que é possível estimar o valor condenatório. Aqui, é importante a apuração do passivo trabalhista pela empresa, provisionando o valor da possível condenação.

 

Nos recursos é importante a discussão, para que não se tenha a coisa julgada de algum tema ainda pendente, sobre os cálculos há Regiões que a sentença é liquida, portanto o recurso já deve discutir erros das contas e valores apresentados.

 

Até mesmo em embargos de declaração é possível identificar erros que prejudicarão seu cliente no momento dos cálculos, atenção!

 

A execução é o momento de liquidar toda a discussão processual, os cálculos com exatidão devem ser seguidos de impugnações precisas assertivas a fim de se garantir o melhor resultado, sendo possível ainda a discussão das matérias em embargos de execução, agravo de petição e demais recursos trabalhistas que visam discutir a fase executória, respeitando o art. 879, §1º da CLT, que tem por finalidade obstar a violação do princípio da coisa julgada.

 





Voltar

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSOS INFORMATIVOS!

Rua José Bianchi, 555 | Sala 1406
Ed. New Office | Nova Ribeirânia
Ribeirão Preto/SP
+55 16 3235-3490

© 2019 - Arantes e Serenini Cálculos Trabalhistas. Todos os direitos rerservados.

Logo